10 de nov. de 2010

significados de algumas palavras

neologismo

ne.o.lo.gis.mo

sm (neo+logo2+ismo) 1 Palavra criada na própria língua ou adaptada de outra. 2 Palavra antiga tomada com sentido novo. 3 Doutrina nova. Antôn: arcaísmo.


câmbio1
câm.bio1
sm (lat med cambiu). 1 Troca, permuta. 2 Troca de moedas, letras, notas de banco etc. entre praças do mesmo país ou de países diversos. 3 Diferença de preço na permuta de moeda de uma nação pela de outra. 4 Valor relativo dos objetos cambiados ou do lucro que o cambista aufere com essa permuta. 5 Diferença entre o valor nominal de um papel de crédito e a cotação que recebe no mercado. 6 Operação mercantil que tem por fim a realização de pagamentos entre praças distantes, por meio de letras ou saques. 7 Ágio ou prêmio que o cedente recebe em operação de troca de moedas. 8 Troco em dinheiro. 9 Dinheiro miúdo. 10 Taur Sorte que o capinha faz, furtando o corpo à investida do touro. 11 Autom Dispositivo de transmissão da força do motor às rodas do veículo e que serve para o melhor aproveitamento dessa força em circunstâncias variáveis. C. ao par: câmbio igual entre diferentes países. C. de velocidade, Mec: a) engrenagem mediante a qual a velocidade de um mecanismo ou de um veículo pode ser mudada enquanto a velocidade do motor ou mecanismo acionante permanece constante; b) mudança de velocidade. C. direto: operação cambial realizada diretamente entre duas praças. C. indireto: operação cambial realizada entre duas praças por intermédio de outra. C. livre: operação cambial regulada pela lei de oferta e procura. C. manual: a troca física de uma moeda por outra. C. marítimo: empréstimo de dinheiro contra hipoteca sobre um navio ou a carga, arcando o credor com os riscos decorrentes da viagem; bodemeria. C. negro: compra ou venda clandestina de moedas ou de algum artigo que esteja escasso ou em falta, ou cujo comércio esteja proibido, ou, ainda, a preço acima do normal; também chamado câmbio paralelo. C. oficial: taxa de conversão entre moedas fixada pelas autoridades monetárias, relacionada à moeda em curso em um país. C. paralelo: o mesmo que câmbio negro.
câmbio2


câm.bio2
sm (lat cient cambiu) Bot 1 Camada de tecido vegetal formativo, da espessura de uma célula, situada entre o xilema e o floema da maioria das plantas vasculares, e que é persistentemente capaz de originar novas células. 2 Suco mucilaginoso que se observa nas plantas dicotiledôneas, quando se lhes extrai a casca na primavera. C. secundário, Bot: cada uma de várias camadas formativas que se originam após a camada cambial inicial em algumas raízes (como as da beterraba) e produzem um anel de tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário