20 de nov. de 2010

o que é dataprev

DATAPREV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
Fundação 4 de Novembro de 1974
Sede Brasil Brasilia, DF
Pessoa(s) chave Rodrigo Ortiz D’Avila Assumpção (Presidente)
Janice Fagundes Brutto
Empregados 3.400
Produtos Desenvolvimento de Sistemas
Consultoria em TIC
Serviços de datacenter
Serviços de Telecomunicações
dataprev.gov.br
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma empresa pública brasileira. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira.
A sua administração central está localizada no Distrito Federal e possui unidades em todos os estados da federação, atualmente diferenciadas entre regionais e de atendimento. Os seus computadores de grande porte estão localizados nas sedes da unidades regionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Adicionalmente a empresa dispõe de cinco unidades de desenvolvimento de software:
  • Unidade de Desenvolvimento Ceará (UDCE);
  • Unidade de Desenvolvimento Paraíba (UDPB);
  • Unidade de Desenvolvimento Rio de Janeiro (UDRJ);
  • Unidade de Desenvolvimento Santa Catarina (UDSC); e
  • Unidade de Desenvolvimento de Software Livre (UDSL).
A empresa orgulha-se de:
O maior e principal cliente da Dataprev é o INSS. Ambos estão diretamente subordinados ao Ministério de Estado da Previdência Social (MPS).

Índice

[esconder]

[editar] História

Em 4 de novembro de 1974, através da Lei nº. 6.125, foi criada a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, oriunda da fusão dos Centros de Processamento de Dados dos institutos de previdência existentes até 1964. Posteriormente a sua razão social foi alterada para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

[editar] Características

A Dataprev e uma empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, possuindo personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. O capital social é distribuído entre a União Federal, com cinqüenta e um por cento e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com os restantes quarenta e nove por cento.
A Dataprev tem como clientes: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Secretaria de Receita Federal do Brasil – SRFB, Ministério da Previdência Social – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

[editar] Estrutura

A empresa possui três centros de processamento, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O atendimento operacional e técnico dos clientes da empresa são garantidos pelas 27 regionais, uma em cada capital. A estrutura da empresa ainda contempla o desenvolvimento de software com cinco unidades de desenvolvimento, localizadas nos cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis e João Pessoa e a de Software Livre que é virtual com gerência em Brasília.

[editar] CNIS

A Dataprev gerencia o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que é utilizado desde 2009, para a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e idade e também o salário-maternidade em até 30 minutos. No CNIS encontra-se armazenadas 216 milhões de informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas, que somadas as informações de dados sobre vínculos, remunerações e contribuições, totalizam mais 14 bilhões de dados.

[editar] Tecnologia de Ponta

A Dataprev, desde o final de 2007, vem implantando novos equipamentos como parte do seu Plano de Modernização Tecnológica. Essa nova infraestrutura, em fase de instalação nos Centros de Processamento Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, irá atender aos sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), receber as aplicações migradas dos mainframes e os novos sistemas desenvolvidos em plataforma baixa.
Sua capacidade de armazenamento em disco hoje é de 104 terabytes. Também mantém 58 mil caixas de e-mail e exatos 49.414 equipamentos conectados à rede.
No dia 31/03/2010 firmou contrato com a Unisys para a compra de dois mainframes e uma licensa perpétua dos softwares para a família dos mainframes.[1] Os mainframes possuem capacidade de 159 mil RPMs e pretende ser a última compra com a Unisys antes da migração do CNIS e da Maciça para plataforma baixa.[2]

[editar] Serviços

  • Desenvolvimento de Sistemas – A Dataprev desenvolve e mantém sistemas de informação nas mais diversas plataformas tecnológicas, priorizando o desenvolvimento na tecnologia Java com banco de dados relacional para plataforma baixa e Cobol com banco de dados DMSII para mainframe.
  • Consultoria em TIC – A instituição presta serviços de consultoria em todas as áreas da Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), particularmente nos processos voltados à gestão da informação e nos de previdência e assistência social, arrecadação e telecomunicações.
  • Serviços de datacenter – Estes serviços são prestados para todas as modalidades de serviços de datacenter, particularmente para os Ministérios da Previdência Social, do Trabalho e Emprego, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Instituto Nacional do Seguro Social e Receita Federal do Brasil. Para tanto dispõe de três centros de processamento de informações funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, com todos os requisitos de segurança e acessibilidade exigidos para garantir a ininterrupção dos trabalhos.
  • Serviços de Telecomunicações – Os serviços de telecomunicações prestados pela Dataprev abrangem todo o Brasil e compreendem comunicação de dados, acessibilidade e suporte técnico.

Referências

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário