5 de nov. de 2010

Quem é dono da "Internet" (parte 1)

Introdução a Quem é o dono da Internet?



Imagine que você está em uma sala cheia de pessoas de diferentes nacionalidades e que cada uma delas fala apenas a sua língua nativa. Para se comunicar, você precisaria criar um conjunto de regras e um vocabulário padrão. É isso que torna a Internet tão incrível: é um sistema que permite que diferentes redes de computadores se comuniquem entre si usando um conjunto de regras padronizadas. Sem regras, essas redes de computadores não seriam capazes de se comunicar umas com as outras.
Internet owner
iStockphoto/FlemishDreams
Quem é o dono da Internet?
Agora pense sobre a abrangência da Internet: um conjunto de sistemas computacionais interligados que atravessa o mundo inteiro. A Internet depende de uma série de regras chamadas protocolos, que possibilitam a comunicação dos computadores através das redes. A Internet também depende de uma grande infra-estrutura de roteadores, Pontos de Acesso à Rede (NAPs) e sistemas de computador. Também existem satélites, quilômetros de cabos e centenas de roteadores sem fio que transmitem sinais entre computadores e redes.
É um sistema realmente global. Cabos cruzam países e oceanos, atravessando fronteiras e conectando alguns dos locais mais remotos ao resto do mundo. E a Internet ainda está crescendo. Cada vez mais computadores se conectam a ela todos os dias, e várias organizações e empresas estão trabalhando para oferecer acesso à Internet para países que ainda não estão conectados.
A Internet é um sistema gigante formado por sistemas muito menores. Se a Internet é uma coisa só, será que ela tem um único dono? Existe uma pessoa ou entidade que a controla? É possível que alguém seja dono de algo que atravessa nações e oceanos? Continue lendo para descobrir.

Hollywood lucra com a rede

A internet significou praticamente a morte para a indústria fonográfica, mas os estúdios de cinema e televisão têm conseguido explorar a rede com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário