Os donos da Internet

Então, quem realmente é o dono da Internet? Existem duas respostas para essa pergunta:
  1. ninguém
  2. várias pessoas
Se você pensar na Internet como uma entidade unificada, então ninguém é o dono. Existem empresas que determinam a estrutura da Internet e como ela funciona, mas elas não são donas da Internet. Nenhum governo ou empresa pode se considerar dono da Internet. Ninguém pode ser considerado dono do sistema inteiro, da mesma maneira que acontece com o sistema telefônico.

No início, havia a ARPANET

A ARPANET era uma rede de computadores presente em várias universidades, agências governamentais e instalações de pesquisa. As pessoas que criaram a ARPANET desenvolveram muitos dos protocolos usados pela Internet atualmente. A ARPANET se conectou a várias outras redes de computadores e a Internet foi criada. A agência responsável pela ARPANET era a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa), que faz parte do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos. Como a ARPANET começou como um projeto patrocinado pelo governo dos EUA, pode-se dizer que em uma determinada época, o governo dos EUA era dono da Internet.
Por outro lado, milhares de pessoas e empresas são donas da Internet. A Internet consiste em várias partes diferentes e cada uma delas tem um dono. Alguns desses "donos" podem controlar a qualidade e o nível de acesso, podendo influenciar na experiência que os usuários têm com a Internet.
A rede física que transporta o tráfego da Internet entre sistemas de computadores diferentes é o backbone da Internet. No início da Internet, a ARPANET funcionava como o backbone do sistema. Atualmente, várias empresas grandes oferecem os roteadores e os cabos que formam o backbone da Internet. Essas empresas são provedores de serviços de Internet (ISPs) upstream. Isso significa que qualquer pessoa que quiser acesso à Internet precisa trabalhar com essas empresas. Algumas delas são:
  • UUNET
  • Level 3
  • Verizon
  • AT&T
  • Qwest
  • Sprint
  • IBM
Porém, também existem ISPs menores. Muitos consumidores e empresas se inscrevem em ISPs que não fazem parte do backbone da Internet. Esses ISPs negociam com os provedores upstream para acessar a Internet. As empresas de Internet a cabo e DSL são exemplos de ISPs menores. Essas empresas estã preocupadas com o que a indústria chama de última milha, que é a distância entre o consumidor final e a conexão à Internet.
AT&T
Scott Olson/Getty Images
A AT&T é uma das várias empresas que são donas de partes
da Internet
­
Dentro do backbone existem os Pontos de Troca de Tráfego (IXPs), que são conexões físicas entre as redes (essas conexões permitem a troca de dados). Por exemplo, embora as empresas Sprint, Verizon e AT&T ofereçam parte da infra-estrutura do backbone da Internet, as três redes não são interligadas. Elas se conectam em um IXP. Várias empresas e organizações sem fins lucrativos administram IXPs.
As redes de computadores individuais que fazem parte da Internet podem ter donos. Cada ISP tem sua própria rede. Governos de vários países supervisionam redes de computadores. Muitas empresas possuem redes de área local (LANs) que se conectam à Internet. Cada uma dessas redes é uma parte da Internet e, ao mesmo tempo, uma entidade separada. Dependendo das leis locais, os donos dessas redes podem controlar o nível de acesso à Internet dos usuários.
Você pode se considerar um dono da Internet. Você possui um aparelho para se conectar à Internet? Se tiver, isso significa que o aparelho que você possui se torna parte desse enorme sistema interligado. Você é o feliz proprietário de uma parte da Internet, mas de uma parte bem pequena.
Se ninguém é dono da Internet, quem é o responsável por garantir que tudo funcione? Descubra na próxima seção.