Quem cuida da Internet

Como já foi mencionado, a Internet funciona por causa de um sistema de regras chamadas protocolos. Seguindo esses protocolos, os computadores podem enviar informações através da rede para outros computadores. Se não existissem protocolos, não haveria garantia de que as informações enviadas por um computador seriam entendidas pelos outros, e nem que elas chegariam ao destino correto.
ICANN
Abdelhak Senna/Getty Images
O CEO da CANN Paul Twomey comparece à Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia­
À medida que a Internet evolui, esses protocolos também precisam ser trocados. Isso significa que alguém precisa ser o responsável pelas regras. Existem várias empresas que supervisionam a infra-estrutura da Internet e os seus protocolos.
  • Sociedade da Informação - organização sem fins lucrativos que desenvolve padrões, políticas e educação na Internet.
  • Internet Engineering Task Force (IETF) - organização internacional com uma política de filiação aberta que tem vários grupos de trabalho. Cada grupo de trabalho se concentra em um assunto específico (como, por exemplo, a segurança da Internet). Coletivamente, esses grupos tentam manter a arquitetura e a estabilidade da Internet.
  • Internet Architecture Board (IAB) - como um comitê da IETF, a missão da IAB é supervisar os planos de protocolos e padrões da Internet.
  • Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) - empresa privada e sem fins lucrativos, a ICANN administra o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) da Internet. A ICANN é responsável por garantir que cada nome de domínio esteja relacionado com o endereço IP correto.

Nomes de domínio

Pense na Internet como um grande mapa. Cada computador conectado à Internet é um local com um endereço físico no mapa. Na Internet, esse endereço é uma série de números, chamado endereço IP. Não é fácil lembrar de uma lista com números aparentemente aleatórios. Felizmente, as pessoas que desenvolveram os protocolos da Internet perceberam esse problema e criaram uma solução: nomes de domínio. Um nome de domínio usa palavras em vez de números para os endereços da Internet.
A Sociedade da Informação e a IETF são organizações com filiação aberta. As duas aceitam a participação e a ajuda de especialistas em Internet. Elas moldam a maneira como a Internet funciona e evolui.
A ICANN, por outro lado, é uma organização privada. A natureza exclusiva da ICANN preocupa algumas pessoas. Elas afirmam que a ICANN tem muito poder sobre qualquer um que queira registrar um nome de domínio. A ICANN gera dinheiro autorizando fornecedores chamados registradores. Depois, esses registradores vendem os nomes de domínios para consumidores e empresas. Se quiser registrar um nome de domínio específico, no fim é a ICANN que decide se você pode registrá-lo.
Embora nenhuma dessas organizações seja dona da Internet, cada uma delas influencia o modo como a Internet funciona. A Internet não tem um dono principal. Embora sua estrutura seja cuidadosamente desenvolvida e mantida, o conteúdo real da Internet continua a ser um espaço virtual que todos conhecemos e com o qual nos acostumamos.
Para aprender mais sobre a Internet e outros assuntos, confira os links na próxima página.